A finalidade desse movimento era a organização da Companhia Mogiana para estender seus trilhos ao vale do Mogi Guacu.Através da autorização prevista na Lei Provincial número 18, de 21 de março de 1872, todas as acões foram subscritas, e em 01 de julho,deram inicio aos trabalhos. Seriam construídos inicialmente um primeiro trecho com 76 quilômetros, ligando Campinas a Mogi Mirim, com o nome de "Companhia Mogiana de Navegação". As dificuldades foram muitas mas no dia 27 de agosto de 1875 partiu de Campinas para Mogi Mirim o trem inaugural com toda a Diretoria acompanhando a pessoa do Imperador D.Pedro II.Neste ponto e importante reproduzir a citação que faz o livro da His-
tória de Mogi Guacu "Mogi Guacu três séculos de História"A pagina 297 desse livro lê-se: "No dia 09 de Abril o povo em romaria vai a Mogi Mirim assistir a chegada do primeiro "trem de ferro" da Cia. Mogiana,cujo ato inaugural só se realizaria conforme relato abaixo em 27 de Agosto de 1875. Não teríamos espaço suficiente para discorrermos sobre todas as estações inauguradas pelas Cia.Mogiana, mas podemos enumerá-
las baseando-nos no "Almanaque de Amparo" de 1918, que contem na sua página de número 22 uma tabela dos preços das passagens nas linhas férreas a partir de Amparo.Omitiremos a tabela de preços para apenas enumerarmos as estações. São elas, a saber:Estação de Coqueiros,de Pedreira,de Jaguary,de Três Pontes, de monte Alegre,de Carlos Norberto, de Visconde de Soutello, de Barão de Ibitinga, de Socorro, de Alferes Rodrigues, de Pantaleão, de Brumado,de Santo Aleixo,de Serra Negra, de ITAPIRA, de Mogi Mirim, de Mogi Guacu, de Pinhal,de
Cascavel, de São João da Boa Vista, de Poços de Caldas, de Lagoa, de Vargem Grande, de Casa Branca,de Itoby, de São José do Rio Pardo, de Ribeiro do Valle, de Mococa, de Canoas, de Guaxupé, de Guaranésia, de Monte Santo, de Posses, de São Sebastião do Paraíso, de Muzambinho, Tambau, de Santos Dumont, de Santa Rosa, de Cajuru,de São Simão, de Bento Quirino, de Cravinhos, de Ribeirão Preto, de Sertãozinho, de Jardinópolis, de Salles Oliveira, de Orlândia, de São Joaquim, de Ituverava, de Igarapava, de Brodowiski,de Batatais, de Franca, de Sacramento, de Conquista, de Uberaba, de Uberabinha, de Araguari,de Jundiaí, de São Paulo,de Santos.Abaixo veremos algumas estacões que consideramos de importância para esta matéria:
Quem sou eu
- José Luís de Oliveira ( Zélus )
- Campinas / Brasil Afirmativo, São Paulo, Brazil
- O sangue do Negro Africano, Índio Brasileiro e dos Imigrantes Europeus, correm em minhas veias, Brasileiro sem dúvida nenhuma. Campineiro da gema, apaixonado por Campinas - (SP) sua história, arquitetura e povo. Nasci em 21 de Agosto de 1964, em uma família, de quatro gerações de ferroviários, homens que passaram suas vidas entre o ferro fundido dos trilhos, e o fogo das caldeiras. Iniciei minha vida no ramo da metalurgia, seguindo os passos dos homens de minha família. No chão de fábrica ... Não, demorou muito para que, tomasse consciência, da importância, da eterna luta de classes, em busca de melhores condições de vida e inclusão social. Hoje militante do movimento negro, costumo dizer, que não escolhi ser do movimento negro, o movimento é que me escolheu. Meu bisavô Armando Gomes fundou a Liga Humanitária em 28 de novembro de 1915. A luta do povo negro, é distinta, e não pode ser, refém de partidos, e interesses meramente pessoais. Jornalista e Artista Plástico, resolvi usar este espaço, para relatar, o dia a dia, do nosso povo, o brasileiro.
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