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Campinas / Brasil Afirmativo, São Paulo, Brazil
O sangue do Negro Africano, Índio Brasileiro e dos Imigrantes Europeus, correm em minhas veias, Brasileiro sem dúvida nenhuma. Campineiro da gema, apaixonado por Campinas - (SP) sua história, arquitetura e povo. Nasci em 21 de Agosto de 1964, em uma família, de quatro gerações de ferroviários, homens que passaram suas vidas entre o ferro fundido dos trilhos, e o fogo das caldeiras. Iniciei minha vida no ramo da metalurgia, seguindo os passos dos homens de minha família. No chão de fábrica ... Não, demorou muito para que, tomasse consciência, da importância, da eterna luta de classes, em busca de melhores condições de vida e inclusão social. Hoje militante do movimento negro, costumo dizer, que não escolhi ser do movimento negro, o movimento é que me escolheu. Meu bisavô Armando Gomes fundou a Liga Humanitária em 28 de novembro de 1915. A luta do povo negro, é distinta, e não pode ser, refém de partidos, e interesses meramente pessoais. Jornalista e Artista Plástico, resolvi usar este espaço, para relatar, o dia a dia, do nosso povo, o brasileiro.

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Campinas já foi um dos maiores complexos ferroviários do estado de São Paulo

Foto: Quatro tipos de locomotivas fabricadas pela CM, entre 1908 e 1939, a maior de todas a Consolidation 664 e a menor a Mikado 985. Foto gentilmente enviada por Felipe Coelho de Souza Petean, bisneto de José Wilson Coelho de Souza e trisneto de Carlos William Stevenson, dois dos mais importantes engenheiros que trabalharam na Mogiana. A instalação de diferentes companhias férreas em Campinas, a partir de 1868, trouxe para a cidade uma outra dinâmica e sentido históricos. Através das Companhias Paulista (1868), Mogiana (1872), Ramal Férreo (1889), Funilense (1890) e Sorocabana (1921), Campinas consolidou o papel já centenário de "entroncamento" viário, transformando a cidade em um novo espaço de comércio, produção e serviços no interior da Província e, depois, do Estado de São Paulo. A região da chamada "Estação da Paulista" (criada entre as décadas de 1870 e 1920) centralizava um conjunto diversificado de serviços e instituições (hospitalares, escolares, fabris, comerciais e de serviços) que, no curso de um século, prestou-se a atender uma ampla população regional que utilizava o trem como seu principal meio de transporte.

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